Professor em academia, personal trainer ou coach?

O Brasil forma 25.000 profissionais de educação física anualmente e aproximadamente 40% desses formandos optam pelo bacharelado, esses profissionais entram no mercado com um grande ponto de interrogação na cabeça: Sigo a carreira trabalhando em academias, crescendo dentro da estrutura hierárquica, chegando a coordenador, gerente, diretor, ou atuo como personal trainer, com a possibilidade de uma melhor remuneração, principalmente o valor da hora/aula comparando com a média de um professor de academia. Os cursos de educação física são focados na parte técnica no âmbito de treinamento, fisiologia, biomecânica e área escolar. Durante a graduação o contato com disciplinas de gestão é limitado, esse déficit de embasamento prejudica a carreira do personal iniciante. Fomos preparados e capacitados para a avaliação, prescrição e acompanhamento de treinamento físico. Devemos buscar conhecimento em business, vendas, negociação, marketing, atendimento, empreendedorismo e indicadores de gestão.

Uma carreira consolidada como personal trainer, habilita o profissional para se tornar um consultor ou coach, como essa atividade é mais conhecida. O coach pode ter uma carteira de clientes muito mais ampla, pois ao contrário do personal trainer, ele necessita apenas das tecnologias certas, para prescrever os treinos, engajar os alunos e acompanhar os resultados.

Antes de começar a carreira de personal trainer ou coach, siga esses 4 conselhos:

  1. Deixe o medo da instabilidade financeira de lado, siga firme no seu propósito, ter essa atividade como renda extra, prejudica os seus resultados;
  2. Melhore os seus conhecimentos sobre negócios;
  3. Inicie como professor em academia, dê preferência para academias com alto ticket médio, academias Low cost ou de condomínios, também são excelentes nichos, pois não possuem professores em número suficiente e podem ajudar no networking;
  4. Aprenda a vender, utilize técnicas, leia sobre o assunto, venda, venda, venda!

Entenda a atividade de Personal Trainer(coach) como uma empresa. Preze pela parte técnica, mas também pela gestão da sua carreira, marketing, vendas, atendimento e relacionamento com seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *